8 de maio de 2013

Acasalamento

Se há programas que eu gosto de ver são os da National Geographic (acho que daí se explica, pelo menos em parte, a minha "panca" pela Geografia...), mas só os fofinhos. Os documentários que envolvem o Ser Humano como mau da fita ou o Rei da Selva a caçar tudo e todos, não gosto. Fico logo com pena dos fracos e oprimidos e com vontade de ir lá salvar as gazelas e as zebras bebés. Ontem estava a ver mais um desses programas na RTP2, cujo tema eram as Aves do Paraíso e o trabalho dos ornitólogos na "caça" aos melhores ângulos e filmagens do acasalamento. Bem, fiquei impressionada!! Quer com a trabalheira e condições de trabalho que tinham (os sindicatos que saibam amigos, eles que saibam!!), quer com a beleza dos pássaros e do acasalamento em si. É do conhecimento geral, toda a dedicação que os pavões têm para com as suas fêmeas, para as impressionar e, assim, conquistar com aquelas penas lindíssimas (no outro dia apanhei um, no Palácio de Cristal, a "pavonear-se" para uma gaivota!! Modernices, modernices!), mas esta ave é ainda mais curiosa! Além de ser mais cutxi-cutxi, o macho faz um verdadeiro espectáculo que deixa qualquer fêmea hipnotizada (eu fiquei, pelo menos!). E ela nem tem de fazer nada! Os machos escolhem-na e ela só tem de apreciar e arregalar os olhos (olhos, eu disse olhos!!)! Vai daí, eu pensei com os meus botões: ora bem, isto realmente é sempre tudo igual na Natureza, sejam os protagonistas animais irracionais ou racionais. A bem ver, quando um jovem nos quer fazer a corte (nem todos, vá, nem todos...), ele é jantarzinhos para aqui, programinhas para ali,... para depois... tau: nos lançarem um feitiço (no qual caímos, relação após relação). A única diferença é que nós temos de nos esforçar e não é pouco!!! Moral da história: não é que me queixe deste jogo de sedução, o qual faz parte e deixa "borboletas na barriga" mas, comparativamente às Aves do Paraíso, os nossos machos latinos deixam a desejar. Há muitas aves por aí e, talvez por isso, não se esforcem muito. Ou então sou eu que sou esquisita. É, se calhar é isso. Sou eu que sou esquisita. Vou mas é continuar a ver o NG, que é para ver se aprendo algumas coisinhas sobre o papel das fêmeas no meio desta selva... de emoções.

Sem comentários:

Enviar um comentário