13 de janeiro de 2013

Bolo de chocolate

Ora bem, parece-me que haverá poucas coisas melhores no Mundo da doçaria do que um bom bolo de chocolate. Deixo-vos com o meu Top5 (se tiverem mais sugestões, "chutem"), não necessariamente por ordem porque, como já disse aqui uma vez, o meu coração é muito grande e consigo gostar de muitos bolos de chocolate ao mesmo tempo: Cafeína (na Foz, Porto); Pimenta Rosa (no Centro Comercial Miguel Bombarda, Porto); Bem-me-quer (vegetariano na Almirante Reis, Lisboa); Mercearia Vencedora (no Campo Pequeno, Lisboa); Landeau (no Lx Factory, Lisboa). E como não podia deixar de ser, que tal uma receita para fazerem na vossa tarde domingueira? É um bolo mais de sobremesa, mas vão por mim que é delicioso! Ingredientes: 6 ovos, 4 colheres de sopa de farinha, 250g de açúcar, 250g de manteiga e 200g de chocolate em barra (para mim, Pantagruel é o melhor). Como fazer: Derreter numa caçarola a manteiga com o chocolate. Numa tigela, bater o açúcar com as gemas e, numa outra tigela, as claras em castelo. Misturar a manteiga/chocolate com o açúcar/gemas. Juntar as claras em castelo, alternadamente com a farinha. Colocar numa forma (daquelas em que sai o fundo) e levar ao forno a 180º, +/- 15 minutos com o forno ligado e +/- 15 com o forno desligado. Passados estes 30 minutos, retirar do forno e deixar arrefecer para desenformar. Não se preocupem se ficar muito baixinho porque é mesmo assim! É quase como se fosse mousse de chocolate sólida porque leva mesmo pouquinha farinha. Podem polvilhar com um pouco de açúcar em pó e decorar com umas framboesas. Agora é ao vosso gosto! Bom apetite!

4 comentários:

  1. Bem, este bolo tem mesmo bom aspeto :) Acho que quando tiver um tempinho vou colocar em prática esta receita :) Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu quando fiz saiu muito pela base da forma. Eu usei forma de tarte, era a correcta? Estaria muito liquido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita! Ele é, de facto, muito líquido pois leva pouca farinha, mas nunca me aconteceu sair da forma...tente fazer de novo numa forma que vede melhor. Bom apetite!:)

      Eliminar
  3. 4 colheres de sopa de farinha???? qto `e isso em gramas por favor?

    ResponderEliminar