26 de julho de 2012

Lisboa menina e moça

Eu sei, eu sei que estou em falta com um post sobre Lisboa mas a verdade é que se vão metendo outros pelo meio e este ficou um pouco esquecido. Mas agora é que é. Vou dar as sugestões (um compêndio de sugestões. Há muitas mais, como é óbvio, mas não cabia tudo e já assim está um post pra lá de grande) por dia para quem, eventualmente, queira passar um fim-de-semana na capital. Vale a pena, vão por mim (então se for com uma óptima companhia como a da L., ainda melhor!). Claro que o Porto é lindo e tudo e tudo e tudo mas Lisboa tem uma luz única que anima qualquer um. Há sempre alguma coisa para fazer. Há cultura (cheira a fado por todo o lado), diversão, compras, gastronomia, gente gira (fútil, também... alguma, vá) e um casario...oh o casario... Amo de paixão o casario de Lisboa.
Sexta-feira Passear na zona do Parque das Nações (para os corajosos, uma corridinha vai saber muito bem. Acreditem que vão entrar muitas calorias nos próximos dias...). Almoço no vegetariano Bem-me-Quer (fica na Almirante Reis. A comida é óptima e o bolo de chocolate, apesar se ser o mais feio da cidade de Lisboa, é m-a-r-a-v-i-lh-o-s-o!) Em alternativa sugiro o Caruzzo no Pateo Bagatela (italiano, acessível e bom). Seguir para a baixa e passear, passear, passear: Rossio, Praça da Figueira, Rua Augusta e Praça do Comércio. Apanhar o eléctrico 28 (Cuidado, mas cuidado MESMO, com os carteiristas!!Mais giro ainda é fazer o percurso todo do eléctrico até ao Martim Moniz, onde a riqueza étnica e cultural nos transporta para diferentes países do Mundo) e seguir para a Sé, Igreja de Santo António, Panteão Nacional (a vista lá de cima é soberba), miradouros (Graça e Portas do Sol. Há mais mas não precisam de ir a todos), Castelo de São Jorge, ruas e ruinhas dos bairros típicos lisboetas. Voltar para o Chiado e explorar aquela zona (sou suspeita porque ADORO aquilo) . Subir ao bar do Hotel do Bairro Alto e desfrutar das vistas magníficas (e prepararem-se para largar uns euros jeitosos por uma bebida qualquer mas vale muito a pena. Na zona também há o Hotel Chiado e a esplanada da loja Pollux mas, sinceramente, não fui lá). Descer e ir lanchar à Tartine ali na Baixa (alternativas, também na baixa: cupcakes na Tease - Bairro Alto; gelados na Santini - Chiado; crepes na Haagen Dazs). Seguir para o alojamento, descansar um pouco, tomar um bom banho e sair novamente. Jantar no Fábulas (Chiado, novamente. Eu bem disse que era suspeita!!). Tomar um copo pelo Bairro e/ou Cais do Sodré. No caso do cansaço já se ter instalado (mas ainda não quererem dar o braço a torcer), o copo pode ser tomado no Pavilhão Chinês e/ou na Pensão Amor.
Sábado Acordar tarde e ir "brunchar" ao Café da Fábrica no Lx Factory, ou Pois Café ou Café Haus (obrigada L.B. pelas sugestões). A vantagem do primeiro é que, também no Lx Factory, tem uma loja com um bolo de chocolate de comer e chorar por mais. Chama-se Landeau (boa sugestão I.) e o que vale é que o meu coração é muito grande e consigo gostar de muitos bolos ao mesmo tempo (a barriga é que não é assim tão grande...)!! Seguir para a zona de Belém e passear, passear, passear: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Centro Cultural de Belém (há exposições gratuitas. Não garanto é que percebam o que vão ver... arte moderna não é comigo, admito a minha ignorância), Mosteiro dos Jerónimos, jardins (claro que isto implica ter, previamente, comprado um pastel de Belém), Museu dos Coches. Seguir para o alojamento e blablabla. Jantar no Darwin's Café e ir beber um copo até um dos muitos quiosques da Av.da Liberdade ou ao bar do Hotel Sheraton (claro que depois, pode-se sempre ir para os locais já sugeridos para ontem...).
Domingo Acordar tarde (mas não tão tarde como ontem) e ir à Estrela e, depois, do Rato para o Príncipe Real a pé. Ver as lindas vistas (diferentes das dos miradouros de 6a) do Miradouro de S.Pedro de Alcântara e descer até aos Restauradores (a pé ou no elevador da Glória). Almoçar na Mercearia Vencedora no Campo Pequeno e mais um bolo de chocolate (eu juro, eu juro que isto não é um roteiro com base nos bolos de chocolate!! Parece, mas não é!). Ir a pé até à Gulbenkian e desfrutar dos jardins, das exposições (gratuitas ao domingo), dar de comer aos patos, ler um livro, relaxar. Preparar para ir buscar as coisas ao alojamento e partir com a vontade de voltar. Voltar sempre. Com mais coisas para visitar, para descobrir, para viver... Happy.

1 comentário:

  1. Um dia vou ter que conhecer Lisboa. Já andei por lá algumas vezes, mas merece uma visita de turista :) Vou ficar atenta às tuas dicas :)

    ResponderEliminar