1 de outubro de 2013

Sancha Pança

Ando há já algum tempo para partilhar convosco algumas experiências gastronómicas que tenho tido ultimamente (muitas delas a aproveitar as belíssimas esplanadas que existem na cidade e o calorzinho bom que se fez sentir neste Verão!). Vou dividir em dois posts. Este é o mais económico (preço médio das refeições: até 10 euros). Casa Guedes - Muito antes da Time Out lhe dar protagonismo, já eu ouvia falar deste tasco na Praça dos Poveiros. Finalmente, este Verão consegui provar a famosa sandes de pernil! É boa, sim senhora, ainda que com excesso de pimenta para o meu organismo sensível, (mas quem gostar vai delirar com isto, até porque pede uma vinhaça à altura, segundo os entendidos na matéria). Não comi com queijo da Serra, mas diz quem aprecia, que é ainda melhor. Como já referi, é uma tasca. Azulejos aí com 50 anos, mesas e cadeiras com 30 (a esplanada, para quem tiver sorte de apanhar mesa até é simpática). Os donos já têm cabelos brancos e são um tanto ou quanto broncos, mas castiços ao mesmo tempo (acho que ainda não se habituaram ao corre corre que aquilo tem agora).
Munchie - A moda dos hambúrgueres gourmet extravasou o shopping e depois de abrirem que nem cogumelos em Lisboa, chegou a vez do Porto. Só este Verão foram 3 espaços novos com este conceito. Nesta hamburgueria tradicional, à Praça D. Filipa de Lencastre, os hambúrgueres são realmente bons e as batatas, quando não estão queimadas, também. O espaço é giro e o chef Pedro Moura Bessa ainda mais (ohh la la!!). O staff é simpático e atencioso. O design é atractivo, bem como os preços. Os únicos problemas são a falta de espaço (percebo a ideia da "comida de rua", mas não sei como será contornado com dias como os que têm estado... no mínimo, fechem o pátio das traseiras, ok?) e o tempo de preparação dos hambúrgueres.
Bagel Café - A par do Munchie, andava curiosa para experimentar o Bagel Café, sito na Rua Nova da Alfândega. Mais uma vez um espaço giro e um staff simpático. Aqui não há problema de espaço: para além do interior ser bem grande, há ainda uma esplanada nas traseiras. Embora esteja no centro da cidade, conseguimos, rapidamente, teletransportarmo-nos para um barzinho de praia (com esta chuva então, ainda dá mais vontade!). Os bagels em si são quentinhos e bons e podem fazer parte de qualquer refeição do dia. O único problema é não terem sopa do dia para complementar o bagel (em contrapartida, e para quem não gostar de bagels, têm prato do dia). Sou pessoa de (algum) alimento e de (muita) sopa.

2 comentários:

  1. Estou a ver que tenho que começar a sair mais de casa :)

    ResponderEliminar
  2. Já ouvi falar dos 3, mas só agora fiquei com vontade de ir à Casa Guedes.. a descrição que me tinham feito não era do pernil... e era um tanto ou quanto gordura a mais! lol
    Mas, vou fazer a listinha para ir nas próximas visitas!! :)

    ResponderEliminar