28 de outubro de 2013

Sancha Pança - Parte II

Há já algum tempo que tinha prometido escrever sobre as minhas experiências gastronómicas de budget mais elevado, portanto, e como o prometido é devido, aqui vai. Reparei que são dois restaurantes de cada estilo: dois de tapas, dois de pizzas/pastas e dois de sushi. Espero que vos seja útil na hora de escolher um restaurante! Casa de Pasto da Palmeira (Foz) - O espaço é castiço e bem frequentado, mas peca por ser extremamente pequeno (é possível tentarem ir lá 3 vezes ou mais até conseguirem um dia em que haja uma mesa disponível. Ainda para mais, no Inverno sem a esplanada, piora a situação). Os queques de alheira são talvez a coqueluche da casa, mas da próxima vez não me escapa o famoso bolo de chocolate da Sandra! Preço médio: +- 28 euros (sem sobremesa).
Clérigos (Baixa) - O forte deste restaurante é a esplanada, que é amorosa, mesmo ali na baixa da cidade do Porto. As tapas não são más, mas também não são espectaculares. Não há assim um prato marcante, como no restaurante anterior, mas não desgostei. Preço médio: +- 20 euros.
Pizza & Drinks (Baixa) - O restautante é giro e bem frequentado. As pizzas são hiper, super, mega fininhas e boas. A massa negra com gambas, nem por isso. A mousse de chocolate e a sangria também são muito boas! Tem um conceito de sala privada para grupos interessante. Preço médio: +-23 euros
Ciao Bella (Praia da Aguda) - Apesar deste post ser sobre "novas" descobertas/experiências gastronómicas, não resisto a inserir aqui um "amor" antigo. É, simplesmente, o "meu" restaurante. Gosto da comida, do espaço (lindo! Rapidamente me consigo teletransportar para um qualquer destino de férias!), do atendimento e das micro sobremesas. Não sei se vos acontece, no final de uma refeição, querer um docinho, só mesmo para terminar com chave de ouro, mas não ter barriga para uma sobremesa inteira (além de que as sobremesas estão caríssimas!). Acabo, muitas vezes, por não pedir nada. Felizmente, aqui, as sobremesas são servidas, regra geral, num pequeno copo (perfeito, perfeito, só se fosse um nadica de nada maior, mas assim já está muito bom!) e, assim, come-se o docinho, sem ficar cheia que nem um pote. À noite é lindo, mas de dia também, dando para ficar na esplanada e/ou dar uma voltinha naquela que, muito provavelmente, é das praias em estado mais natural da região. Preço médio: +- 20 euros.
Kyodai Sushi Bar (Boavista) - Depois de anos e anos com o Kyodai na Ribeira (pequeno que só ele, mas com um sushi m-a-r-a-v-i-lh-o-s-o!), eis que os sushimen Edson e Edivaldo decidiram abrir uma versão mais sofisticada, desta vez no Hotel Fénix. A esplanada é simpática, assim como o restaurante, mas talvez por estar inserido num hotel (se bem que não é de muitas estrelas) tem algum snobismo no atendimento que eu, pessoalmente, dispensava. O sushi é muito bom, mas não aconselho o menu de degustação. Empatam muito com entradas, que se não as comesse (e muitas delas não comi mesmo!!), era-me igual ao litro. Pagar por pagar, prefiro pagar só pelo sushi/sashimi. Preço médio: +- 35 euros (sem sobremesa)
Confraria (Lisboa - Cais do Sodré) - Restaurante giro e intimista. Muita luz à vela, ambiente simpático e staff atencioso. Achei um piadão à entrada de palitos de cenoura num copo de cocktail. Forma simpática e económica de dar as boas vindas às pessoas e entretê-las enquanto esperam pelo sushi. O sushi em si não é dos melhores que já comi, mas é bom (pessoalmente, gosto do sushi o mais básico possível. Para mim peixe e arroz e umas sementinhas, vá, está óptimo. Quando põe muitos molhos e fruta, eu não gosto. Sorte de quem vai comigo, que assim come mais!). A localização é um dos pontos fortes, mesmo em frente à minha queridíssima Pensão Amor (prometo post sobre espaços nocturnos). Preço médio: +- 30 euros (sem sobremesa).

5 comentários:

  1. Acho que falta a bagel house....

    ResponderEliminar
  2. Querida Cristina, já falei do "nosso" Baguel (a segunda vez que lá fui não gostei nada, acreditas?!) no post "Sancho Pança - Parte I", cujo link podes ver na palavra "prometido"! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tanta sugestão deliciosa :)

    ResponderEliminar
  4. E a Pizza & Drinks é tão boa com a Casa Douro?... para perceber se é mesmo bom! :)

    ResponderEliminar
  5. Querida Diana, acho que as da Casa Douro são melhores, embora a minha pizzaria preferida seja mesmo a Ciao Bella! Hás-de experimentar! :)

    ResponderEliminar