25 de setembro de 2013

Io, tu, lei/lui/Lei, noi, voi, loro... parlare italiano!

Parte boa de estar a aprender italiano: sei dizer muito mais coisas do que o "Dolce Fare Niente", "Ciao, Arrivederci, Buongiorno...", "Grazie/Prego", "Scusa", "Sinistra/Destra", "Baci", "Principessa", "Marco Bellini" e "Che vita da cani". Parte má de estar a aprender italiano: estou sempre com a música do Eros Ramazzotti (enquanto não tenho também a da Laura Pausini, já não é muito mau) na cabeça e, pior, a traduzir para Português. Piú bella cosa non c'é la la la la la... À parte isso (e outras coisas mais...Dio mio! Santa pazienzia!), mi piace aprender italiano!! Sempre quis fazê-lo e, apesar de ser muito mais difficile (e diferente! Às vezes no capisco niente mas, la professoressa diz que parlo molto bene) do que estava à espera, continuo a achar que é uma Língua meravigliosa, belíssima, cantada e muito, muito romântica. Agora só falta mais uma viagem a Itália assim só para praticar un po'.

3 comentários:

  1. :) ADORO ADORO ADORO :) MI PIACE MI PIACE MI PIACE TANTO :) Inspiradora esta tua publicação, que me trouxe de volta a minha Itália que tanto AMORO! A língua comecei a estudá-la aos 15 ou 16 anos... Não me desiludiu e, ao longo dos anos (mediante as oportunidades da vida), fui aperfeiçoando essa língua cantada (para mim, a melhor do mundo). Se pudesse ter escolhido onde nascer, gostaria de ter nascido em Itália :) Os meus pés e a minha alma só a puderam conhecer na primavera de 2011 e, desde então, quero sempre lá regressar! Quanto às leituras, também tenho alguns livros italianos (comprados cá e lá), que há já vários meses me apetece voltar a andar com eles nas mãos! :) Baci mille e felice por estares a aprender a melhor língua do mundo (para mim, claro...e não desfazendo a nossa portuguesa, que também não lhe pode ficar atrás!). Aaaaaaaaiiiiiiiiiiiii que vontade de voltar a sentir Itália mais perto, nos ouvidos e nos olhos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro o italiano, a Itália e tudo o que lá existe :)

    ResponderEliminar
  3. Estou a ler um livro em italiano... há mais de 1 ano!!! :) comprei quando estive por lá... (gosto sempre de inventar...) mas juro que não é por ser em italiano que está a demorar tanto tempo... A Teresinha não ajuda!! :)

    ResponderEliminar