22 de setembro de 2013

Oh comadre!!

Sempre achei piada às pessoas que dizem "ah a minha comadre isto", "o meu compadre aquilo", mas a verdade é que nunca tinha percebido muito bem que raio de parentesco era este e o que, no fundo, significava. Até hoje. Desde hoje, sou oficialmente madrinha da minha pequena M.!! Segundo a explicação do senhor padre e do senhor que fez a reunião de preparação do baptismo (OMG, 1h30 de reunião, normalmente?! Felizmente, "livrei-me" desta parte! Ufa!), o nosso papel é o de co-ajudar (daí COmadre e COMpadre...) os pais na educação, no caminho da fé e em tudo da vida dos nossos afilhados. Confesso que não fazia questão de ter este papel porque, na verdade, já me sentia como o tendo devido à relação hiper, super, mega próxima que tenho com a minha docinho de morango, mas claro que fiquei muito feliz com a escolha e, sobretudo, com a felicidade dela ao pedir-me isto. Com a idade da M., o baptismo já tem algum significado e tudo o que ele envolve também. A escolha dos padrinhos não é excepção. Depois das peripécias para se realizar a cerimónia (burocracias e hipocrisias que a Igreja, infelizmente, ainda tem...) e de tudo se ter desenrolado a um ritmo acelerado, só posso dizer que foi uma cerimónia simples, mas mesmo muito bonita, muito feliz. Em família, com paz, harmonia e muito, muito amor (que nos une) pela princesa da festa! Descobri, também, que tudo o que envolve o baptismo é muuuiitooo caro! Velas a 40 euros, toalhas idem aspas, dinheiro para a igreja, fatiotas, etc, etc, etc. Felizmente, a minha querida comadre é muito jeitosinha de mãos (leia-se, trabalhos manuais) e fez um trabalho brilhante com a vela, o vestido e as lembranças, já para não falar da comidinha e dos doces (claro que com a ajuda preciosa da minha querida mummy! Apenas o bolo foi comprado e estava óptimo e muito bonito, também!). Tudo com extremo bom gosto e, tão importante nos dias que correm, low cost!! Por isso, já sabem, vale a pena personalizarmos estes objectos, até porque, pelo simbolismo que têm, o seu valor aumenta ainda mais quando feito por nós (admito que não bordei a toalha, mas esforcei-me por encontrar uma bonita e mais em conta. Missão cumprida! Consegui na loja da minha infância "O Refilão", sito na R. das Flores - Porto). Fiquem com algumas fotos (as possíveis, tendo em conta que foi a minha mãe que tirou. Tem jeito para a cozinha, mas tecnologia não é, de todo, com ela). O modelito da madrinha está na versão "caseira" (não, não fui assim "descascada" à igreja!), porque o calorão que se fazia sentir exigia algo mais fresco! P.S. E um dia perfeito como este, só podia acabar com um pôr-do-sol lindo como este!

3 comentários:

  1. Quando as coisas são feitas por nós pode dar mais trabalho, mas sem dúvida que tem outro significado. Estavam as duas muito giras :)

    ResponderEliminar
  2. Que bonitoooooo :) Já és madrinha!!! :) Tenho a certeza absoluta que irás acompanhar a tua pequena afilhada como ninguém! :) Ela sabia o que fazia quando te escolheu para madrinha! Gostei desse pormenor (também acredito que o baptismo só tem sentido quando as crianças já conseguem ter alguma consciência disso mesmo). Mais ainda, ADOREI o teu outfit de madrinha (mesmo que tenha sido a versão "caseira"! Ai se o Padre tivesse visto essas longas pernas descascadas!! LOL). Parabéns pela simplicidade dessa festa cheia de significado :) Embora eu tenha estado noutro lado, também acompanhei esse pôr-do-sol :)

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro de ter pago nada para a igreja...
    Mas sim... como em qualquer festa... há uns trocos extra que têm que ser gastos... :|
    Muito gira a madrinha sim sim!! :)

    ResponderEliminar