12 de novembro de 2013

TPC

As crianças devem ou não levar trabalhos para casa (TPC), sim ou não? A minha resposta: sim e não. Sim, devem levar alguns trabalhos de casa; Não, não devem levar montanhas de trabalhos de casa. Pessoalmente, acho que nos últimos anos têm-se assistido a uma passagem assustadora das responsabilidades pedagógicas dos professores para os pais e não acho que isso deva acontecer. Os pais têm sim, um papel fundamental no ensino formal dos putos, mas não têm obrigação de passar o pouco tempo disponível com os filhos a estudar, ensinar, rever matérias que eles próprios desconhecem (sim, porque, infelizmente, nem todos os miúdos têm pais que estudaram e nem todos têm dinheiro para andar num ATL/Centro de Estudos), ralhar, enfim... tudo aquilo que ninguém quer: nem os pais, nem os filhos (e acredito, que nem os professores). Já pensei que isto se devesse às constantes alterações dos programas curriculares, mas se estes são iguais para todos, por que é que uns professores enviam tantos trabalhos e outros não? Por que é que uns enviam para casa matérias que ainda nem deram nas aulas e outros não? Não se deverá à conduta pedagógica de cada um dos professores individualmente e menos de todos enquanto classe profissional? Sinceramente, cada vez mais acho que é a primeira opção. Trata-se uma pedagogia que, directa ou indirectamente, acaba por favorecer os melhores alunos e/ou os que têm melhores condições de estudo/económicas e, a meu ver, não é isso que se pretende. A escola deve ser inclusiva no verdadeiro sentido da palavra e isso também passa por estes assuntos... Já para não dizer que as crianças têm de ter tempo para BRINCAR!! Hoje em dia, entre as aulas, o ATL, a ginástica disto e o ballett daquilo, a catequese e os jogos de futebol ao fim-de-semana, quanto tempo sobra para brincar?! Quanto tempo (de qualidade) os pais dedicam a brincar (pura e simplesmente brincar) com os seus filhos? Haverá melhor forma de aprender do que a brincar? Gostava muito que, um dia, os cuidadores em geral, percebam o quão importante é brincar com os miúdos, para o seu desenvolvimento harmonioso (de ambas as partes, atenção!) e que o Dia (Nacional, Mundial, ou o que lhe quiserem chamar) do Brincar pode e deve ser todos os dias. Quem não tem meia hora por dia para a dedicar SÓ a brincar?! Temos meia hora por dia para coisas tão menos importantes... portanto, o TPC de hoje em diante para os pais/cuidadores que me lêem é: brincar.

4 comentários:

  1. A grande questão é: mesmo os filhos não levando TPC para casa, os pais têm tempo/paciência para brincar com eles? (e o "brincar" de comprar o brinquedo mais caro que houver no supermercado não conta) =/

    ResponderEliminar
  2. Pois, isso também é verdade Ana... Muitos pais não têm paciência nenhuma para brincar com os seus filhos e alguns ficam até incomodados (ou sentem-se ridicularizados) quando o fazem... Tempo, eu considero que há sempre, nem que seja muito pouco, mas desde que aproveitado com qualidade tem frutos muito benéficos. E quando falo em brincar, refiro-me mesmo ao brincar ao "faz de conta", por exemplo, ou então com os brinquedos da criança. Não é preciso muito para fazer uma criança feliz! :)

    ResponderEliminar
  3. e aprender a brincar é tão importante!! também é um desafio :) concordo com tudo o que disseste!
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. É fundamental Diana! E, infelizmente, há muitos pais que não sabem brincar, nem a importância que este tem para o crescimento das crianças e acho que às vezes esquecemo-nos um bocadinho disto... coisas simples da vida!:)

    ResponderEliminar