20 de abril de 2015

A (in)utilidade da autoridade

Tenho andado um pouco ausente por estas bandas. Culpa das tecnologias que me fazem consultar tudo no Iphone ou no Ipad, culpa do trabalho e culpa da radical reviravolta que a minha vida deu nos últimos meses (para melhor!!). Há alturas em que me apetece vir aqui escrever um bocadinho, partilhar qualquer coisa ou simplesmente ler os blogs das vizinhas, mas há outras em que me dá uma preguicite aguda e deixo-me ficar na apatia e "esconder-me" por detrás da desculpa das tecnologias. Mas hoje sinto-me na obrigação de falar de um assunto que me revoltou ontem.
Da minha varanda avistei uma linda e enorme coruja no telhado do vizinho, tendo-me logo lembrado de ligar para o SEPNA (já há dois anos tive de me chatera com eles quando os chamei por causa de um falcão que me entrou em casa, tendo tido de ouvir gracinhas do género "oh menina tem a certeza que é um falcão? Não será uma gaivota?" Arghhh!! "Ca nervos"!!). No número geral não atendeu ninguém. Do comando do Porto informaram que não apanhavam esse tipo de aves e desligaram-me o telefone, sem que eu tivesse tempo de perguntar o que quer que fosse. Liguei então para o Parque Biológico de Gaia, única entidade capaz de recolher e tratar animais selvagens no norte do país. Compreenderam a minha preocupação (pelos vistos maior do que a deles que, supostamente, se interessa pela defesa do meio ambiente), mas não podiam fazer nada. Remeteram novamente para o SEPNA, da GNR e para a PSP. Liguei então para a PSP. Ah e tal, o departamento de ambiente só funciona das 9h-17h de segunda a sexta. Ah bom! Então agora há hora e dia para ocorrer algum problema ambiental... Tudo certinho (em que país vivemos?!?). A minha revolta começava a instalar-se cada vez mais. Tento novamente a GNR, sendo que à quarta tentativa lá me atendem o telefone (estaria a dar algum jogo de futebol?!). Supostamente encaminharam o meu aviso para a brigada local (Carvalhos), que iria entrar em contacto comigo. Uma hora, duas horas, nada. Liguei de novo ao que me responderam "oh menina, faça a sua vida normal que quando os colegas puderem entram em contacto". Pelos vistos não puderam. Até hoje. Situação vergonhosa, atitude deplorável, como é, com maior frequência do que o devido, da autoridade no nosso país. Para passarem multas estúpidas como a que recebi há dois dias, referente a 2013 (!?!?), têm tempo e não se esquecem, mas para fazerem algo pelo ambiente e sociedade em geral, "tá quieto". Para a próxima chamo a TVI e pode ser que assim tenha maior impacto.

1 comentário:

  1. Às vezes também sabe bem desligar da internet e viver o nosso presente :)
    Quanto à coruja, já me aconteceu um episódio semelhante com um passarinho pequeno......e por acaso fui bem atendida. Às vezes as pessoas que estão à frente dos serviços/entidades é que são diferentes e dão famas distintas à mesma coisa. Foi uma pena :(
    Beijinhos e espero ver-te mais por aqui ;)

    ResponderEliminar