26 de julho de 2012
Lisboa menina e moça
Eu sei, eu sei que estou em falta com um post sobre Lisboa mas a verdade é que se vão metendo outros pelo meio e este ficou um pouco esquecido. Mas agora é que é. Vou dar as sugestões (um compêndio de sugestões. Há muitas mais, como é óbvio, mas não cabia tudo e já assim está um post pra lá de grande) por dia para quem, eventualmente, queira passar um fim-de-semana na capital. Vale a pena, vão por mim (então se for com uma óptima companhia como a da L., ainda melhor!). Claro que o Porto é lindo e tudo e tudo e tudo mas Lisboa tem uma luz única que anima qualquer um. Há sempre alguma coisa para fazer. Há cultura (cheira a fado por todo o lado), diversão, compras, gastronomia, gente gira (fútil, também... alguma, vá) e um casario...oh o casario... Amo de paixão o casario de Lisboa.
Sexta-feira
Passear na zona do Parque das Nações (para os corajosos, uma corridinha vai saber muito bem. Acreditem que vão entrar muitas calorias nos próximos dias...). Almoço no vegetariano Bem-me-Quer (fica na Almirante Reis. A comida é óptima e o bolo de chocolate, apesar se ser o mais feio da cidade de Lisboa, é m-a-r-a-v-i-lh-o-s-o!) Em alternativa sugiro o Caruzzo no Pateo Bagatela (italiano, acessível e bom). Seguir para a baixa e passear, passear, passear: Rossio, Praça da Figueira, Rua Augusta e Praça do Comércio. Apanhar o eléctrico 28 (Cuidado, mas cuidado MESMO, com os carteiristas!!Mais giro ainda é fazer o percurso todo do eléctrico até ao Martim Moniz, onde a riqueza étnica e cultural nos transporta para diferentes países do Mundo) e seguir para a Sé, Igreja de Santo António, Panteão Nacional (a vista lá de cima é soberba), miradouros (Graça e Portas do Sol. Há mais mas não precisam de ir a todos), Castelo de São Jorge, ruas e ruinhas dos bairros típicos lisboetas. Voltar para o Chiado e explorar aquela zona (sou suspeita porque ADORO aquilo) . Subir ao bar do Hotel do Bairro Alto e desfrutar das vistas magníficas (e prepararem-se para largar uns euros jeitosos por uma bebida qualquer mas vale muito a pena. Na zona também há o Hotel Chiado e a esplanada da loja Pollux mas, sinceramente, não fui lá). Descer e ir lanchar à Tartine ali na Baixa (alternativas, também na baixa: cupcakes na Tease - Bairro Alto; gelados na Santini - Chiado; crepes na Haagen Dazs). Seguir para o alojamento, descansar um pouco, tomar um bom banho e sair novamente. Jantar no Fábulas (Chiado, novamente. Eu bem disse que era suspeita!!). Tomar um copo pelo Bairro e/ou Cais do Sodré. No caso do cansaço já se ter instalado (mas ainda não quererem dar o braço a torcer), o copo pode ser tomado no Pavilhão Chinês e/ou na Pensão Amor.
Sábado
Acordar tarde e ir "brunchar" ao Café da Fábrica no Lx Factory, ou Pois Café ou Café Haus (obrigada L.B. pelas sugestões). A vantagem do primeiro é que, também no Lx Factory, tem uma loja com um bolo de chocolate de comer e chorar por mais. Chama-se Landeau (boa sugestão I.) e o que vale é que o meu coração é muito grande e consigo gostar de muitos bolos ao mesmo tempo (a barriga é que não é assim tão grande...)!! Seguir para a zona de Belém e passear, passear, passear: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Centro Cultural de Belém (há exposições gratuitas. Não garanto é que percebam o que vão ver... arte moderna não é comigo, admito a minha ignorância), Mosteiro dos Jerónimos, jardins (claro que isto implica ter, previamente, comprado um pastel de Belém), Museu dos Coches. Seguir para o alojamento e blablabla. Jantar no Darwin's Café e ir beber um copo até um dos muitos quiosques da Av.da Liberdade ou ao bar do Hotel Sheraton (claro que depois, pode-se sempre ir para os locais já sugeridos para ontem...).
Domingo
Acordar tarde (mas não tão tarde como ontem) e ir à Estrela e, depois, do Rato para o Príncipe Real a pé. Ver as lindas vistas (diferentes das dos miradouros de 6a) do Miradouro de S.Pedro de Alcântara e descer até aos Restauradores (a pé ou no elevador da Glória). Almoçar na Mercearia Vencedora no Campo Pequeno e mais um bolo de chocolate (eu juro, eu juro que isto não é um roteiro com base nos bolos de chocolate!! Parece, mas não é!). Ir a pé até à Gulbenkian e desfrutar dos jardins, das exposições (gratuitas ao domingo), dar de comer aos patos, ler um livro, relaxar. Preparar para ir buscar as coisas ao alojamento e partir com a vontade de voltar. Voltar sempre. Com mais coisas para visitar, para descobrir, para viver... Happy.
Um dia vou ter que conhecer Lisboa. Já andei por lá algumas vezes, mas merece uma visita de turista :) Vou ficar atenta às tuas dicas :)
ResponderEliminar