6 de novembro de 2013
Como é que se esquece alguém que se ama?
Já aqui escrevi um pequeno excerto do Miguel Esteves Cardoso e hoje deixo-vos este (obrigada pela partilha M.). Espero que gostem.
"Como é que se esquece alguém que se ama? Como é que se esquece alguém que nos faz falta e que nos custa mais lembrar que viver? Quando alguém se vai embora de repente como é que se faz para ficar? Quando alguém morre, quando alguém se separa - como é que se faz quando a pessoa de quem se precisa já lá não está?
As pessoas têm de morrer; os amores de acabar. As pessoas têm de partir, os sítios têm de ficar longe uns dos outros, os tempos têm de mudar Sim, mas como se faz? Como se esquece? Devagar. É preciso esquecer devagar. Se uma pessoa tenta esquecer-se de repente, a outra pode ficar-lhe para sempre. Podem pôr-se processos e acções de despejo a quem se tem no coração, fazer os maiores escarcéus, entrar nas maiores peixeiradas, mas não se podem despejar de repente. Elas não saem de lá. Estúpidas! É preciso aguentar. Já ninguém está para isso, mas é preciso aguentar. A primeira parte de qualquer cura é aceitar-se que se está doente. É preciso paciência. O pior é que vivemos tempos imediatos em que já ninguém aguenta nada. Ninguém aguenta a dor. De cabeça ou do coração. Ninguém aguenta estar triste. Ninguém aguenta estar sozinho. Tomam-se conselhos e comprimidos. Procuram-se escapes e alternativas. Mas a tristeza só há-de passar entristecendo-se. Não se pode esquecer alguem antes de terminar de lembrá-lo. Quem procura evitar o luto, prolonga-o no tempo e desonra-o na alma. A saudade é uma dor que pode passar depois de devidamente doída, devidamente honrada. É uma dor que é preciso aceitar, primeiro, aceitar.
É preciso aceitar esta mágoa esta moinha, que nos despedaça o coração e que nos mói mesmo e que nos dá cabo do juízo. É preciso aceitar o amor e a morte, a separação e a tristeza, a falta de lógica, a falta de justiça, a falta de solução. Quantos problemas do mundo seriam menos pesados se tivessem apenas o peso que têm em si , isto é, se os livrássemos da carga que lhes damos, aceitando que não têm solução.
Não adianta fugir com o rabo à seringa. Muitas vezes nem há seringa. Nem injecção. Nem remédio. Nem conhecimento certo da doença de que se padece. Muitas vezes só existe a agulha.
Dizem-nos, para esquecer, para ocupar a cabeça, para trabalhar mais, para distrair a vista, para nos divertirmos mais, mas quanto mais conseguimos fugir, mais temos mais tarde de enfrentar. Fica tudo à nossa espera. Acumula-se-nos tudo na alma, fica tudo desarrumado.
O esquecimento não tem arte. Os momentos de esquecimento, conseguidos com grande custo, com comprimidos e amigos e livros e copos, pagam-se depois em condoídas lembranças a dobrar. Para esquecer é preciso deixar correr o coração, de lembrança em lembrança, na esperança de ele se cansar."
5 de novembro de 2013
Percebo que sou uma pessoa mesmo coerente quando escrevo/digo a mesma ideia/opinião (mas com palavras diferentes, vá lá!) quase um ano depois. Isso, ou o primo alemão anda a rondar-me. Até me rio comigo mesma! :)
3 de novembro de 2013
Instagram meu, Instagram meu haverá alguém que instagrama melhor do que eu? *1
Finalmente é dado ao nome mais bonito do Mundo um lugar de destaque na Disney!
Ora nem mais!
Últimos figos! Buahhhh
O meu fiel amigo. Love!
Chegaram ao fim. É favor de me enviarem uma caixinha, sim?
2 de novembro de 2013
1 de novembro de 2013
Ainda os animais da Sophia...
Tal como estava à espera, a exposição "Invasão" foi super gira! Então com miúdos, ainda teve mais piada armarmo-nos em exploradores (aquilo está tudo às escuras e vemos os animais com uma lanterna na cabeça!)! A taxidermia, que desconhecia, é uma arte e os resultados finais são, incrivelmente, fiéis à realidade. Coisas interessantes que aprendi sobre alguns animais: A capivara (que nunca tinha visto na vida) é o maior roedor do Mundo (existe no Brasiuuu) e é fofinho que só ele; As hienas malhadas vivem em grandes comunidades e, obviamente, que são as fêmeas que dominam os machos (tal e qual como nos Humanos); As panteras são leopardos melânicos (ou seja, têm excesso de melanónitos e, consequentemente, de melanina, daí serem pretas. Esta é dedicada a ti L.!); As zebras também vivem em comunidade, composta por fêmeas, potros e um macho (num verdadeiro harém, portanto!), que quando morre é, simplesmente, substituído por outro (acho que temos muito a aprender com as zebras...); O urso pardo existiu em Portugal até ao século XIX e, embora, possa parecer carnívoro, a sua dieta é, predominantemente, vegetariana e complementada com carcaças, insectos, mel (como o Winnie The Pooh! Que fofinho!), pássaros e ovos; os Leopardos são animais solitários que passam o dia a dormir em ramos de árvores, juntando-se apenas durante a época de reprodução (espertos!); o Rinoceronte-Branco são animais pacíficos e andam sempre acompanhados de pássaros que removem os parasitas da sua pele e os alertam para a presença de inimigos. Os machos marcam o território com grandes quantidades de excrementos depositados ao longo de todo o perímetro da área onde estão a habitar (porcalhões!); As Girafas podem chegar a ingerir até 65 Kg de folhas (lambonas!) e comunicam entre si e com outros animais através de infra-sons, imperceptíveis para o Ser Humano; O Tigre pode alcançar velocidades de 70 Km/hora e cada um tem uma listagem específica e irrepetível, sendo um animal muito territorial (o seu rugido provoca um efeito infra-sónico paralisante); a Cabra montesa ainda existe em Portugal, mas está em risco de extinção :(.
P.S. Estas foram as fotografias possíveis, tendo em conta que a luz não era muita!:)
31 de outubro de 2013
Dia das Bruxas... e dos bebedolas!:)
Deixem-me partilhar convosco o que a minha querida amiga I. partilhou comigo (já dizia a minha avó que, quem parte e reparte, fica sempre com a melhor parte!)! Este fim-de-semana de Halloween, há festa dedicada ao tema na Rua Miguel Bombarda (juntamente com as inaugurações das galerias) e, para os mais crescidos, há evento dedicado ao Gin (a este não podes faltar G.!) em Serralves. Saibam mais aqui e aqui.
30 de outubro de 2013
E porque ontem foi o Dia Mundial do AVC e nunca é demais relembrar os sinais a que devemos estar atentos (sei, por experiência própria, que ainda há muito boa gente que não reconhece os sinais de um AVC, o que é grave, tendo em conta que o factor tempo é fulcral...)... porque pessoa prevenida vale por dois! :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)



