8 de maio de 2013

Acasalamento

Se há programas que eu gosto de ver são os da National Geographic (acho que daí se explica, pelo menos em parte, a minha "panca" pela Geografia...), mas só os fofinhos. Os documentários que envolvem o Ser Humano como mau da fita ou o Rei da Selva a caçar tudo e todos, não gosto. Fico logo com pena dos fracos e oprimidos e com vontade de ir lá salvar as gazelas e as zebras bebés. Ontem estava a ver mais um desses programas na RTP2, cujo tema eram as Aves do Paraíso e o trabalho dos ornitólogos na "caça" aos melhores ângulos e filmagens do acasalamento. Bem, fiquei impressionada!! Quer com a trabalheira e condições de trabalho que tinham (os sindicatos que saibam amigos, eles que saibam!!), quer com a beleza dos pássaros e do acasalamento em si. É do conhecimento geral, toda a dedicação que os pavões têm para com as suas fêmeas, para as impressionar e, assim, conquistar com aquelas penas lindíssimas (no outro dia apanhei um, no Palácio de Cristal, a "pavonear-se" para uma gaivota!! Modernices, modernices!), mas esta ave é ainda mais curiosa! Além de ser mais cutxi-cutxi, o macho faz um verdadeiro espectáculo que deixa qualquer fêmea hipnotizada (eu fiquei, pelo menos!). E ela nem tem de fazer nada! Os machos escolhem-na e ela só tem de apreciar e arregalar os olhos (olhos, eu disse olhos!!)! Vai daí, eu pensei com os meus botões: ora bem, isto realmente é sempre tudo igual na Natureza, sejam os protagonistas animais irracionais ou racionais. A bem ver, quando um jovem nos quer fazer a corte (nem todos, vá, nem todos...), ele é jantarzinhos para aqui, programinhas para ali,... para depois... tau: nos lançarem um feitiço (no qual caímos, relação após relação). A única diferença é que nós temos de nos esforçar e não é pouco!!! Moral da história: não é que me queixe deste jogo de sedução, o qual faz parte e deixa "borboletas na barriga" mas, comparativamente às Aves do Paraíso, os nossos machos latinos deixam a desejar. Há muitas aves por aí e, talvez por isso, não se esforcem muito. Ou então sou eu que sou esquisita. É, se calhar é isso. Sou eu que sou esquisita. Vou mas é continuar a ver o NG, que é para ver se aprendo algumas coisinhas sobre o papel das fêmeas no meio desta selva... de emoções.

6 de maio de 2013

Queima

Sábado à noite começou mais uma semana académica, infelizmente, pautada por uma tragédia que não tenho palavras para descrever. Independentemente de concordar ou não com a abertura do queimódromo nesse dia (não concordo, leia-se), fui à queima, pois já tinha o bilhete. Queria muito ver Gabriel O Pensador. Já aqui falei da minha "paixão" pela música do surfi, mas nunca pensei gostar tanto do concerto. Foi, sem dúvida, dos melhores que já vi na queima e olhem que já vi muitooosss!! (ainda me lembro de ir com o meu irmão ver Delfins ao Palácio de Cristal... um verdadeiro atentado à beleza daquele jardim, diga-se de passagem). Gostei da energia dele, de algumas músicas, do improviso noutras, da interacção com o público, da pequena homenagem ao Marlon, da companhia e, claro, da música "Surfista Solitário" (claro que encontrei mil pessoas conhecidas quando estava a dar essa música e não pude cantar como queria, mas pronto, foi muito bom encontrá-las!). O resto, bem, o resto foi mais do mesmo. Muita gente (esgotado), muitas miúdas tolas (nunca percebi por que umas vão vestidas como se fossem para uma festa e outras se vistam como se estivéssemos no pico do Verão...), muitos miúdos tolos, muita bebedeira, muito cheiro a ganza, muitas figurinhas tristes,... e o pãozinho com chouriço para acabar a noite e pôr o ratito a dormir. Confesso que, no início, senti alguma nostalgia, mas, curiosamente, desta vez esta não se transformou na melancolia de outros anos. Vivi muitas coisas boas (mesmo muito boas) nas noites de queima, mas passou. Ficou lá atrás no passado. E é lá que quero que fique.

5 de maio de 2013

Mãe

AMO de paixão a minha mãe e espero um dia poder ser metade mãe do que ela é para mim e para o meu irmão. É a minha melhor amiga, o meu exemplo e o meu ídolo. Conto-lhe (quase) tudo e ela a mim. Somos mesmo muito cúmplices e não imagino a minha vida sem ela. Sou mesmo uma sortuda por ter uma mãe como ela. Normalmente, o que dizem é que as filhas se dão melhor com os pais, mas esse não é, de todo, o meu caso. Foi (muito) graças a ela, que me reergui em fases menos boas da minha vida e é graças a ela que encaro o futuro com maior optimismo, porque é impossível ficar indiferente à alegria dela, às gargalhadas e palhaçadas, aos mimos e atenções para com todos, ao coração gigante... e à beleza. Não é por ser minha mãe, mas ela era, é e será sempre linda. A todas as mães, um Feliz Dia da Mãe, mas um especial à minha. Obrigada. Mil vezes... OBRIGADA.

2 de maio de 2013

*6 Um dia...

... ainda vou perceber por que é que euzinha, adepta do FCP, grito "gooooollloooo" quando vejo o SLB a marcar o dito cujo, que lhes deu passagem para a final da Liga Europa em Amesterdão... mas hoje não é o dia. P.S. Dia 15 de Maio volto a torcer por eles. Afinal, são Tugas e isso é o mais importante!P.S.2 - O Jorge Jesus diz que vai a "amesterdan" depois de passar "estapes" difíceis e de um jogo "muita" complicado. É o maior.

1 de maio de 2013

Caixa de sorrisos

Esta semana ao abrir o email, tinha uma surpresa daquelas assim pra lá de boas (coisas simples da vida...). A minha prima e irmã do coração J., fez uma pequena apresentação na Smilebox com fotos minhas e da, cada vez mais linda e fofa, B., minha sobrinha do coração. Ainda para mais, o fundo era lindo, com passarinhos que eu tanto gosto (ando numa de pássaros, é vero)!! A-D-O-R-E-I. Claro que, como boa Maria Madalena que sou, fiquei logo com a lagrimita no canto do olho, não só pelo gesto mas, sobretudo, porque estou cheia de saudades delas... Lisboa fica tão perto e tão longe ao mesmo tempo... (Tenho mesmo, mesmo de ir lá "matar" estas saudades todas. Pode ser que arranje uma boleiazita para baixo, a ver vamos). Fica aqui a sugestão para um presente giro e cutxi-cutxi que, tenho a certeza, todos vão adorar: Smilebox (momento publicitário - batam palmas!!). Dá para mil e uma coisas e, segundo a J., é facílimo de se utilizar. Eu já estou a pensar fazer lá o meu convite de aniversário! :) Um bom feriado para todos/as!

30 de abril de 2013

Hobbies

Há dois/quatro sítios onde gosto sempre de ir e desde pequena que me lembro de gostar: hortos/floristas e lojas de tecidos/retrosarias. Lembro-me, como se fosse hoje, de ir aos hortos ao domingo e trazer sempre uma plantinha, da qual tratava com muito amor e carinho. Gosto mesmo muito de plantas e de flores (então tulipas, girassóis e flores campestres nem se fala!!Beautiful!) e, ainda hoje, aprecio a variedade e a beleza desses locais (mas não ao domingo, please!! Parece uma romaria!), aos quais continuo a ir, nem que seja para sentir o cheiro da terra molhada. Na minha opinião, dão um toque especial a qualquer casa ou ocasião. Também me lembro muito bem, de passar horas colada na mestria da costureira e amiga da minha mãe (uma senhora que tanto gosto!! Ela e a sua mãezinha, uma idosa adorável...). Muito gostava eu de ficar no atelier dela a recortar tecidos e a vê-la criar. Ficava fascinada com isso! Isso e o cheiro dos tecidos! Gosto mesmo muito do cheiro a tecido novo e da minha imaginação a fervilhar com aqueles padrões. E as retrosarias? Pois, as retrosarias também são um mundo. Botões e pedras de todos os tamanhos e feitios, faixas de rendas, berloques e fitas de todas as cores... As coisas que eu podia fazer com aquilo!! Ás vezes até compro retalhos ou fitas porque tive ideias giras, mas depois não passam disso mesmo, ideias. É que da ideia à criação, vai um passo de gigante. E apesar da minha mummy me ter ensinado a coser, só sei o básico dos básicos e não tenho máquina... é tudo "à la patita". Daí que, esta semana, enquanto costurava um porta-chaves para a minha querida F., decidi que vou dedicar-me mais a esta arte. Quero aprender mais, quero criar, quero aperfeiçoar e sentir-me Zen. Sim, porque costurar relaxa-me e já que a jardinagem (embora goste) não é o meu forte, vou apostar neste hobby (já que o corte... é algo que já faço muito bem!ah ah ah!). Se alguém souber de cursos nesta área (grande Porto), é favor de me dizer! Muito agradecida.