6 de julho de 2012
Público vs Privado
A guerra entre o sector público e privado não é de hoje mas, o que é certo, é que hoje está ainda mais em alta a propósito da "sugestão" do Tribunal Constitucional (interessa-lhes, por isso é que se manifestaram... ainda tou para perceber a felicidade que uns sentem quando vêm a "desgraça" dos outros mas enfim...)para que as medidas de austeridade sejam alargadas de igual forma aos privados. Aqui em casa é tudo privado e sempre foi. Nunca tivemos a sorte (sim, porque eu acho que ainda é uma sorte)de pertencer à função pública. Está certo que os salários podem não ser tão altos, se compararmos a alguns privados. ALGUNS. Mas, como é óbvio, no privado também há de tudo. Há aqueles que pagam mal e há aqueles que pagam bem. Como no público. Há aqueles que exploram e há aqueles que dividem os ganhos com os empregados. Há aqueles que têm regalias e há aqueles que não têm nada (não há cá ADSE para ninguém). O que os funcionários públicos (alguns, leia-se. Há de tudo, em todo o lado, como é óbvio e tenho muito respeito por esses) se esquecem é que, enquanto eles pagam 3 euros por uma consulta num hospital privado, outros têm de pagar 80; enquanto eles dificilmente vêm para o olho da rua (muito menos com uma mão à frente e outra atrás), outros têm de "comer e calar" porque "hoje em dia é uma sorte ter um emprego"; enquanto eles ganham menos subsídios de isto e daquilo, outros nem o têm ou já não o vêm há meses e meses; enquanto uns metem baixas a torto e a direito, outros quase nem um dia podem faltar, sob pena de já serem "olhados de lado" pelo patronato... e por aqui podia continuar. Se uma empresa está mal, os empregados se querem salvar o seu emprego, devem unir-se para ajudar a empresa a erguer-se. Qual a diferença da empresa privada para o estado? O estado não pode ser uma macro empresa? Agora que se acabaram os tempos das "vacas gordas" são greves atrás de greves, manifestações (de preferência à sexta-feira, que é para o fim-de-semana prolongado) e mil e uma outras coisas que em vez de ajudar só prejudicam? Onde é que já se viu gajos que ganham 5 mil euros por mês terem a lata de convocarem uma greve? Quem lhes deu tanto poder? Não se pode criar uma lei que limite este tipo de greves no sector dos transportes, por exemplo? E o Sócrates? Por que é que ninguém fala dele e só caem como uns cães em cima do actual governo? Sem dúvida que é tudo (ou quase tudo, vá) "farinha do mesmo saco" mas se as coisas estão mal não se devem só a este governo. O anterior (e anteriores...) têm a culpa de viverem acima das possibilidades e é de uma atroz falta de respeito ir para Paris estudar Filosofia com o país como o deixou... E que tal ficar cá a ajudar a pátria?
Eu sou uma leiga neste tipo de assuntos. Falo, apenas, do que vejo à minha volta e, sobretudo, do que me revolta. Já disse aqui que o meu sonho era ser funcionária pública mas, eventualmente pela minha experiência familiar, tenho muito respeito pelo sector privado e só espero que se faça justiça e deixem o sector privado em paz... a gozar as poucas regalias que alguns ainda têm.
3 de julho de 2012
Parabéns a mim
Ontem fiz anos. Poderia ter sido um aniversário como outro qualquer, mas não foi. Quando me perguntavam se o dia estava a correr bem respondi sempre: "Muito bem!". E respondi genuinamente. Não é que tenha feito nada de especial, porque não fiz, mas o que fiz foi vivido na sua plenitude. Possivelmente porque não depositei demasiadas expectativas no dia. Possivelmente porque não o idealizei. As coisas foram surgindo e assim sabe melhor. Muito melhor. Estive com quem mais amo e, sobretudo, estive comigo mesma. E isso fez toda a diferença.
22 de junho de 2012
Wishlist
Como estou quase a fazer anos (e porque constam as más línguas que sou esquisita...) aqui vai uma ajudinha à happy people que me queira presentear! ;)
Beijinhos e mais beijinhos, mensagens, telefonemas, lanchinhos e abracinhos. Tudo e tudo e tudo.
Casaco Zara (tamanho M)
Sandálias Zara (tamanho 39/40)
Blush Benefit (Sephora)
Pincel para pó bronzeador
Pérolas de prata
Bilhete para concerto
Livrinhos!!!
Pauzinhos Zara Home (White Jasmin ou não sei quê Lilly).
P.S. A minha nabice na informática não conseguiu colocar todas as imagens numa só daí o post gigante e isto está tudo desformatado mas paciência.
Beijinhos e mais beijinhos, mensagens, telefonemas, lanchinhos e abracinhos. Tudo e tudo e tudo.
Casaco Zara (tamanho M)
Sandálias Zara (tamanho 39/40)
Blush Benefit (Sephora)
Pincel para pó bronzeador
Pérolas de prata
Bilhete para concerto
Livrinhos!!!
Pauzinhos Zara Home (White Jasmin ou não sei quê Lilly).
P.S. A minha nabice na informática não conseguiu colocar todas as imagens numa só daí o post gigante e isto está tudo desformatado mas paciência.
13 de junho de 2012
Táxis...em noite de Sto. António!
Desde que estou a viver em Lisboa ando muito mais de táxi e, se até agora não apanhei nenhum taxista pra lá de simpático, ontem (em plena noite de Sto. António) foi o descalabro. Para além de ter sido o verdadeiro CAOS apanhar um (bem que me avisaram, mas eu ainda me quis armar em Carrie...), então não é que eu sozinha às 4h da manhã no Oriente, nenhum táxi ali, nenhuma pessoa para apanhar um e o anormal exigiu que eu fosse para a fila (que não existia, leia-se...)?! Aposto que foi porque eu disse a morada e eles fazem sempre má cara (não, não moro num bairro social... moro é relativamente perto!). Eu não tenho culpa de não ganharem mais de 10 euros comigo!! Depois lá apareceu outro que era uma simpatia (ou não...) mas pelo menos lá me levou a casa. Enfim... Santa paciência. E por falar em santos (que foram bem giros, diga-se de passagem!! ;)... Ai meu rico Sto. António, meu santo casamenteiro, dê lá alguma simpatia a estes taxistas, pra ver se eles ganham mais algum dinheiro!
5 de junho de 2012
Amigos Improváveis
Depois de muitas tentativas frustradas, ontem consegui, finalmente, ir ao cinema ver o "Amigos Improváveis". Já tinha ouvido muitas opiniões positivas, pelo que as expectativas eram altas... e não saí, de todo, desiludida. Adorei os actores, o argumento, a banda sonora, a cidade que serve de cenário, o filme. Tudo. Dos melhores filmes que vi nos últimos tempos (confesso que ultimamente não tenho ido muito ao cinema, muito menos tendo em conta que adoro ir ao cinema) e, muito possivelmente, de todos os filmes que já vi. A mim pouco me interessam os efeitos especiais, os actores do momento, os custos de produção associados. A mim interessam-me filmes que, por um motivo ou por outro, me marcam. Assim de repente, lembro-me de filmes como o "Colisão", "Um ano especial", "Rio", "Match Point" (provavelmente vou-me esquecer de alguns que adoro mas pronto, é o costume...). O "Amigos improváveis" vai, de certeza, ficar na minha memória, tal como estes. Um filme que dá para rir e para chorar. Um filme que fala do valor da amizade e de como esta se sobrepõe a raças, crenças e situações sociais/económicas. Um filme que nos mostra o que é ser "pragmático". Um filme que vou querer voltar a ver e que aconselho vivamente a quem ainda não o fez. Um filme bom. Ponto.
31 de maio de 2012
I'm in love with... alpargatas
Hoje estreei as minhas alpargatas novas e estou tão, mas tão contente com esta compra low-cost que nem imaginam!! Primeiro, porque são giríssimas (amarelinhas de renda); segundo, porque foram baratíssimas (12,95 euros na H&M); terceiro, porque são hiper,super, mega confortáveis (parece que ando descalça) e quarto, porque fizeram imenso furor! :) Sem dúvida uma das melhores compras da estação. Love it! Aconselho vivamente (boys & girls!!)!
28 de maio de 2012
Beleza espiritual
A propósito de um comentário meu ao post de uma amiga supimpa, não é tarde nem é cedo para divagar um pouco sobre críticas e aceitação das mesmas. A verdade, verdadinha é que sou uma pessoa muito crítica. Sobretudo comigo. Não porque ache que sou um poço de defeitos mas, antes, porque acho sempre que posso ser/fazer melhor. Tanto que isto roça um pouco o auto-flagelo mas enfim... Sou assim desde que me conheço e acreditem que isto cansa. A mim e a quem me rodeia. Porque como é hábito, o que eu exijo em mim, transponho para os outros. Só que os outros são diferentes de mim, de nós. Não são melhores nem piores. São diferentes. Ponto. E aceitar isto não é fácil. Não para mim que sou uma perfeccionista nata. Não para mim que acho sempre que os outros podiam ter agido da maneira x e resolvido um assunto da forma y. Mas é possível aceitar o outro como ele é e, acima de tudo, aceitarmos-nos como nós somos. Porque isto está muito relacionado com aquilo que aceitamos de nós mesmos, antes de aceitarmos nos outros. E, muitas vezes, aceitamos determinadas coisas em amigos/as que não toleramos em namorados/maridos/pais/irmãos. Será justo? Será que eles têm de ser perfeitos só porque estão mais próximos de nós? Se aceitamos nos amigos (ou pelo menos passamos ao lado disso) por que razão não aceitamos neles que são os nossos melhores amigos (pelo menos os últimos, vá!!)?! Acredito que seja um trabalho diário, gradual mas que, a médio/longo prazo, dará muito gozo e muita tranquilidade. E olhando para exemplos reais que me rodeiam, a ambição de conseguir atingir esse "estado zen" torna-se mais próxima, mais real, mais segura. E eu vou conseguir. Eu sei que sim.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


