18 de dezembro de 2011

Dons há muitos!!

Há pessoas que têm um dom. O dom de terem uma paciência de santo; o dom de praticarem o bem qual Madre Teresa de Calcutá; o dom de verem o copo "meio cheio". Depois há outras pessoas que também têm um dom...mas outro tipo de dom (não, não é esse que estão a pensar suas tolas!:). Referia-me ao dom de se vitimizarem; o dom de fazerem o interlocutor se sentir a pior pessoa à face da Terra; o dom de "virarem o bico ao prego". E há que lhes reconhecer o valor. É, de facto, admirável que certas e determinadas pessoas consigam fazer-nos sentir culpadas quando, se pararmos cinco segundos para pensar, rapidamente constatamos que estamos a ser injustiçadas. É, de facto, incrível que nos acusem de egoísmo, de hipocrisia e de perfeccionismo, quando o primeiro acto de egoísmo foi despoletado do outro lado... Por isso, e para não me alongar demasiado, deixo um conselho... quando forem vítimas deste tipo de bullying respirem 10 segundos e ignorem. Ignorem porque é o melhor que podem fazer com esse tipo de pessoas e porque se responderem no imediato (eu sei, eu sei que é difícil mas há que tentar!) respondem com o coração e isso é meio caminho andado ou para serem levadas ou para ficarem ainda piores do que já estavam... Se optarem por responder, façam-no de cabeça fria e racionalmente. Um simples "sem comentários" pode ser válido e eficaz.

13 de dezembro de 2011

Top Secret

Ao publicar este post habilito-me a perder alguns dos meus leitores mas, como tenho centenas, acho que consigo viver bem com isso... então aqui vai...É segredo ver-se a "Casa dos Segredos"? Pergunto isto porque tenho reparado que há um bom número de pessoas que sabem tudo e mais alguma coisa do que se passa lá dentro mas juram a pés juntos que nunca viram aquilo. Também já dei pelo meu pai a mudar, atrapalhado, para outro canal quando eu entro de rompante na sala (qual Kramer do Seinfeld...) e confesso que não consigo perceber a razão deste comportamento. Ora bem, a verdade é que não se aprende nada com aquilo e há lá umas aves raras jeitosas mas, também, é ou não é verdade que, às vezes, estamos tão cansados que só nos apetece ver uma chachada mesmo light? É óbvio que não se vai ver aquilo todo o santo dia mas, de vez em quando, porque não dar uma espreitadela e umas risadas... com o pai da Fanny? (Já agora alguém me sabe dizer se essa jovem tem algum problema de pigmentação?!E de articulação?! E de personalidade?!) Aliás, esse grande senhor que dita as tendências da moda e do hair style na comunidade emigrante e, quiçá, em Portugal, é que devia estar lá dentro, mas pronto... já me divirto só de o ver na plateia (juro que achava que já não havia personagens daquelas...que comédia!!). Bem, e como hoje é terça-feira, sou capaz de parar uns minutinhos para me rir qualquer coisita...não tem mal pois não? Também se tiver...isso agora não interessa nada!!

4 de dezembro de 2011

Anatomia de Happy Woman


Isto de estar em casa graças a uma baita de uma faringite vírica (isto de trabalhar com crianças tem destas coisas...ora espirra para ti, ora tosse para ti...) tem muito que se lhe diga. Por um lado é bom porque é uma calmaria que só visto; por outro ao fim de dois dias já não há nada para fazer. Por um lado arruma-se o quarto mas, por outro, dá uma moleza e depois do quarto não há pachorra para arrumar o que quer que seja. É porreiro ninguém nos chatear e deixarem-nos estar no nosso cantinho, mas isto de estar disfónica é insuportável porque não se consegue opinar em nada (logo eu que gosto de ser muito opiniosa...). Ainda se manda umas postas de pescada para o ar e tal mas depois não se pode dar seguimento à discussão (no bom sentido da palavra) porque se fica sem voz rapidamente. Um tédio. A parte melhor disto tudo é poder ver os programas todos em atraso, em especial a "Anatomia de Grey". Adoro vê-la, entre risos e lágrimas no canto do olho, como se não houvesse amanhã. O pior é quando a série 6 acaba e precisamos da 7, urgentemente, (odeio não saber sacar filmes da net...arghhh! Projecto para 2012!) porque vai começar a 8 e, sobretudo, porque estamos ansiosas para ver quem vai trair quem e quem vai andar com quem; sonhar com o McDreamy e C&A; ouvir a excelente banda sonora e, acima de tudo, pensar sobre o que a Grey nos disser nos minutos finais do episódio. Fiquem com o meu preferido da série 6: "Se perguntarmos à maioria das pessoas o que querem da vida, a resposta é simples: ser feliz. Mas talvez seja a expectativa, o querer ser feliz, que nos impede de lá chegar... Até que, finalmente, nos ocorre...esteve sempre lá". E esta hem?

27 de novembro de 2011

Fim de capítulo

Ontem encerrou-se o capítulo Braga. Foi um capítulo repleto de aprendizagens pessoais e profissionais. Confesso que quando soube que ia para lá quase que me atirava aos picos. Porque não gostava da área, porque achava que ia para o desterro, porque decidi que não. Ponto. No final da primeira semana já não queria outra coisa. Adorei a cidade (como já escrevi aqui), adorei as pessoas, adorei ter uma room mate, adorei a paz que aqui, às vezes, não consigo ter. Descobri que tenho mais capacidades profissionais do que as que julgava ter e que há áreas de intervenção super estimulantes e gratificantes. Descobri que trocar tampinhas de plástico por cadeiras de rodas não é um mito urbano. Descobri que é possível trabalhar de farda e sem pintar as unhas e ser feliz na mesma. Descobri que é possível viver com meia dúzia de trapitos e conjugá-los para mil estilos diferentes (claro que sabia que os restantes milhares de trapitos estavam ansiosamente à minha espera ao fim-de-semana!!). Descobri que vir a casa é bom para recarregar baterias emocionais e que "vemos tudo com outros olhos". Descobri que é preciso relativizarmos as coisas. E esta foi, sem dúvida a maior de todas as aprendizagens: quando vemos pais, que em vez de trocarem os pneus das bicicletas, trocam os pneus das cadeiras de rodas dos filhos, é impossível não parar para pensar. É impossível ficar indiferente e não agradecer por tudo aquilo que de bom temos nas nossas vidas. Podemos ter muita coisa má, é verdade, mas de certeza que também temos muita coisa boa. E é como eu costumo dizer: duas coisas boas por uma má...e vai-se levando assim... :)

12 de novembro de 2011

Mundo das profissões


Vivemos numa sociedade que valoriza o senhor doutor, o senhor engenheiro e o senhor arquitecto. Tudo o resto é paisagem. Está certo (e também falo por mim) que é bom que seja valorizado quem perdeu anos e anos a marrar, noites de sono, convívios com amigos/família e tudo o mais mas também não é preciso exagerar. Cada ofício tem a sua arte e os seus sacrifícios, senão vejamos: o agricultor que cultiva os cereais, faça chuva ou faça sol, para o padeiro fazer o pão que o pescador vai comer todos os dias. O pescador que se mete ao mar, em dias/noites de tempestade, para pescar o peixe que o mineiro come antes de se enfiar pela Terra abaixo. Os bombeiros que salvam o mineiro e as empregadas fabris que produzem os fatos dos bombeiros.... Ninguém é mais do que ninguém, portanto, é bom que antes de arrebitarmos o nariz, pensemos nisto e no quão precisamos uns dos outros para que tudo funcione. Também não era mal pensado que as senhoras professoras começassem a chamar para o "Dia das profissões" este tipo de profissionais que, não tarda muito, terão mais emprego do que os doutores e engenheiros...

P.S - Até a moda vai buscar inspiração aos nossos queridos pescadores... Vêem como somos todos importantes? :)

2 de novembro de 2011

Quem te viu e quem te vê...

Já há algum tempo que ando rendida ao Pingo Doce mas, nas últimas semanas, este namoro ficou coisa séria e agora não passo sem o meu PD!:) Então desde que descobri o restaurante...oh!La!La! + de 3 pratos à escolha, grelhados de peixe/carne na hora, pizzas, pastas e omeletes (ok, descobri agora que não são omoletes...) feitas a gosto por 5 euros (ou menos), balde de sopa a 75 cêntimos, sobremesas ao mesmo preço e fruta a 50 cêntimos?! Onde? No "Sítio do costume". Já para não falar da possibilidade de apenas se almoçar uma sopa e umas entradinhas e ficar-se bem na mesma. Só me chateia é encherem o prato tipo "All you can eat"... Mas, quanto a isso, não há nada como dar um ar de enjoada e pedir para não colocarem mais comida. Só aconselho uma coisa: nunca se metam lá num domingo depois da abertura de uma Primark... Vão por mim. Nos últimos anos este supermercado cresceu que foi uma coisa incrível (ainda sou do tempo em que o logótipo tinha um leão, vejam só!) e afirma-se cada vez mais no mercado, com produtos de qualidade e uma simpatia exemplar dos seus funcionários. Até a minha sobrinha de 2 anos já passa pelo logótipo e diz: "Tia! Olha ali o Pingo Doce!". O Mirinho que se cuide...
Top 5 (mas podia ser top 10, atenção!) do PD: bacalhau com natas, baba de camelo, trufas de chocolate, pipocas e pão "meio sal" (os 3 últimos no supermercado mesmo). Ah! E aproveitem para comprar um daqueles trolleys típicos das avozinhas! São giros, giros! :)

23 de outubro de 2011

Crazy & Stupid Love


E não é que o título deste filme assenta que nem uma luva a esta coisa do amor?! Mais do que louco, o amor é mesmo estúpido...que nem uma porta (acho que também se pode usar este grande pensamento para este adjectivo). Anda tudo trocado neste mundo de apaixonados: o B. gosta da A. que por sua vez gosta do C. que, por seu turno, gosta do B. WTF?! Mas por que raio não temos um botãozinho que nos faz gostar das pessoas certas? Por que raio não podemos, pura e simplesmente, ignorar quem não merece que percamos 1 minuto da nossa vida preciosa? Por que raio a A. não gosta do B. e o C. não desaparece do mapa?! Era tudo TÃO mais fácil... Claro que há sempre a hipótese de ninguém se apaixonar por ninguém e não se sofre e blablabla mas quem é que acredita verdadeiramente nisto? Ok, ok, por momentos até se pode acreditar mas basta vermos um filmezinho lamechas destes, em que sai a malta toda bem disposta da sala de cinema, para ficarmos logo a suspirar por um Ryan na nossa vida... E nem precisava de tanto photoshop, a sério!! :) Moral da história: não vale a pena pensar muito nisto e toca a ir ao cinema ver o filme que, para grande surpresa minha, até que é bem fófi! Happy Moment!