27 de novembro de 2011

Fim de capítulo

Ontem encerrou-se o capítulo Braga. Foi um capítulo repleto de aprendizagens pessoais e profissionais. Confesso que quando soube que ia para lá quase que me atirava aos picos. Porque não gostava da área, porque achava que ia para o desterro, porque decidi que não. Ponto. No final da primeira semana já não queria outra coisa. Adorei a cidade (como já escrevi aqui), adorei as pessoas, adorei ter uma room mate, adorei a paz que aqui, às vezes, não consigo ter. Descobri que tenho mais capacidades profissionais do que as que julgava ter e que há áreas de intervenção super estimulantes e gratificantes. Descobri que trocar tampinhas de plástico por cadeiras de rodas não é um mito urbano. Descobri que é possível trabalhar de farda e sem pintar as unhas e ser feliz na mesma. Descobri que é possível viver com meia dúzia de trapitos e conjugá-los para mil estilos diferentes (claro que sabia que os restantes milhares de trapitos estavam ansiosamente à minha espera ao fim-de-semana!!). Descobri que vir a casa é bom para recarregar baterias emocionais e que "vemos tudo com outros olhos". Descobri que é preciso relativizarmos as coisas. E esta foi, sem dúvida a maior de todas as aprendizagens: quando vemos pais, que em vez de trocarem os pneus das bicicletas, trocam os pneus das cadeiras de rodas dos filhos, é impossível não parar para pensar. É impossível ficar indiferente e não agradecer por tudo aquilo que de bom temos nas nossas vidas. Podemos ter muita coisa má, é verdade, mas de certeza que também temos muita coisa boa. E é como eu costumo dizer: duas coisas boas por uma má...e vai-se levando assim... :)

12 de novembro de 2011

Mundo das profissões


Vivemos numa sociedade que valoriza o senhor doutor, o senhor engenheiro e o senhor arquitecto. Tudo o resto é paisagem. Está certo (e também falo por mim) que é bom que seja valorizado quem perdeu anos e anos a marrar, noites de sono, convívios com amigos/família e tudo o mais mas também não é preciso exagerar. Cada ofício tem a sua arte e os seus sacrifícios, senão vejamos: o agricultor que cultiva os cereais, faça chuva ou faça sol, para o padeiro fazer o pão que o pescador vai comer todos os dias. O pescador que se mete ao mar, em dias/noites de tempestade, para pescar o peixe que o mineiro come antes de se enfiar pela Terra abaixo. Os bombeiros que salvam o mineiro e as empregadas fabris que produzem os fatos dos bombeiros.... Ninguém é mais do que ninguém, portanto, é bom que antes de arrebitarmos o nariz, pensemos nisto e no quão precisamos uns dos outros para que tudo funcione. Também não era mal pensado que as senhoras professoras começassem a chamar para o "Dia das profissões" este tipo de profissionais que, não tarda muito, terão mais emprego do que os doutores e engenheiros...

P.S - Até a moda vai buscar inspiração aos nossos queridos pescadores... Vêem como somos todos importantes? :)

2 de novembro de 2011

Quem te viu e quem te vê...

Já há algum tempo que ando rendida ao Pingo Doce mas, nas últimas semanas, este namoro ficou coisa séria e agora não passo sem o meu PD!:) Então desde que descobri o restaurante...oh!La!La! + de 3 pratos à escolha, grelhados de peixe/carne na hora, pizzas, pastas e omeletes (ok, descobri agora que não são omoletes...) feitas a gosto por 5 euros (ou menos), balde de sopa a 75 cêntimos, sobremesas ao mesmo preço e fruta a 50 cêntimos?! Onde? No "Sítio do costume". Já para não falar da possibilidade de apenas se almoçar uma sopa e umas entradinhas e ficar-se bem na mesma. Só me chateia é encherem o prato tipo "All you can eat"... Mas, quanto a isso, não há nada como dar um ar de enjoada e pedir para não colocarem mais comida. Só aconselho uma coisa: nunca se metam lá num domingo depois da abertura de uma Primark... Vão por mim. Nos últimos anos este supermercado cresceu que foi uma coisa incrível (ainda sou do tempo em que o logótipo tinha um leão, vejam só!) e afirma-se cada vez mais no mercado, com produtos de qualidade e uma simpatia exemplar dos seus funcionários. Até a minha sobrinha de 2 anos já passa pelo logótipo e diz: "Tia! Olha ali o Pingo Doce!". O Mirinho que se cuide...
Top 5 (mas podia ser top 10, atenção!) do PD: bacalhau com natas, baba de camelo, trufas de chocolate, pipocas e pão "meio sal" (os 3 últimos no supermercado mesmo). Ah! E aproveitem para comprar um daqueles trolleys típicos das avozinhas! São giros, giros! :)

23 de outubro de 2011

Crazy & Stupid Love


E não é que o título deste filme assenta que nem uma luva a esta coisa do amor?! Mais do que louco, o amor é mesmo estúpido...que nem uma porta (acho que também se pode usar este grande pensamento para este adjectivo). Anda tudo trocado neste mundo de apaixonados: o B. gosta da A. que por sua vez gosta do C. que, por seu turno, gosta do B. WTF?! Mas por que raio não temos um botãozinho que nos faz gostar das pessoas certas? Por que raio não podemos, pura e simplesmente, ignorar quem não merece que percamos 1 minuto da nossa vida preciosa? Por que raio a A. não gosta do B. e o C. não desaparece do mapa?! Era tudo TÃO mais fácil... Claro que há sempre a hipótese de ninguém se apaixonar por ninguém e não se sofre e blablabla mas quem é que acredita verdadeiramente nisto? Ok, ok, por momentos até se pode acreditar mas basta vermos um filmezinho lamechas destes, em que sai a malta toda bem disposta da sala de cinema, para ficarmos logo a suspirar por um Ryan na nossa vida... E nem precisava de tanto photoshop, a sério!! :) Moral da história: não vale a pena pensar muito nisto e toca a ir ao cinema ver o filme que, para grande surpresa minha, até que é bem fófi! Happy Moment!

16 de outubro de 2011

10 anos

Este fim-de-semana tive o jantar de 10 anos de curso. Sim, leram bem. 10 anos. É incrível como o tempo passa e não se dá por isso. Claro que só foi o núcleo duro desses tempos áureos de vida académica, até porque não tem interesse nenhum fazer-se de conta que somos grandes amigos de pessoas com as quais praticamente nunca falámos em 4 anos de curso. Se não éramos amigos na época também não vamos ser agora certo? Voltando ao jantar... Foi giro pelo convívio e por ver que passados 10 anos estamos muito mais giras/os e interessantes!! Aliás, confesso que só me lembro que tenho a idade que tenho, quando vejo os pirralhos dos sobrinhos/primos/irmãos (meus e das amigas) já a entrar na faculdade e a tirar a carta! :) Não haja dúvidas que os 30 são os novos 20 mas com muito mais sentido de humor e maturidade para ver o que realmente vale a pena (quase sempre vá...). É incrível a segurança com que se sai à rua, com que se veste um modelito mais ousado, com se salta um skate de tacão agulha. É incrível como se consegue preservar as amizades, mesmo estando anos sem se falar com algumas pessoas. Também é incrível como é que num grupo de 11 (e com uma noite de Verão outonal) só uma saiu para beber um copo (ou comer um croissant...) mesmo o jantar tendo sido no coração da movida da cidade. Para a próxima as mantinhas e o tricot ficam em casa. Ai isso é que ficam minhas Marias!

6 de outubro de 2011

Bracara Augusta

Ora bem, a pedido da J. (a parte dos doces típicos ainda não foi provada e portanto não posso opinar), aqui fica o meu post (as fotos virão quando tiver uma net de jeito) sobre esta cidade m-a-r-a-v-i-lh-o-s-a, de seu nome Braga. A verdade é que não tenho tido muito tempo para passear mas já vi alguma coisinha. De dia é começar pelo Bom Jesus e pelo Sameiro. Acreditem que de manhã há menos calor (evitar, mas evitar MESMO, subir os mais de 200 degraus depois de almoço mesmo que tenham comido que nem uns abades!!) e menos excursões e, assim, ficam com a ideia de que aquilo é menos "turismo de massa". O mais bonito, na minha opinião, é o caminho verdejante até lá chegar e as vistas que se tem da cidade. Almocem na livraria Centésima Página (obrigada M. pelas tuas sugestões) na Av. Central (em alternativa, o Anjo Verde - vegetariano ao pé do arco cujo nome não sei). Depois é deambular pelas ruas e ruinhas só para peões!! Admirem a limpeza das ruas, a simpatia das gentes, o bom gosto de outras gentes, a arquitectura típica da cidade minhota e as dezenas de igrejas espalhadas por toda a cidade. A Catedral é de tal maneira soberba que nem me sentei a descansar (ok, ok eu faço sempre isso quando viajo...mas Ele perdoa-me! Eu sei que sim), dá para acreditar?! Aproveitem para fazer umas comprinhas. Há para todos os gostos e carteiras: desde a minha Purificacion Garcia e Bimba & Lola, passando pela sempre Zara, Massimo Dutti, Accessorize e Sephora. Mas não gastem tudo porque têm de dar um pulinho à Zilian no BragaParque! Obaaa!! :) Se já gastaram o dinheiro todo podem sempre ir à Primark (a abrir brevemente. Yeahhh!!) e à Kiko e ficam felizes na mesma. Eu fico, pelo menos. Portanto, aqui não falta é onde gastar euros. Deve ser por isso que a malta aqui se veste como se fosse para uma entrevista de emprego e/ou para sair à noite... haja bom gosto e dinheiro! Se vos apetecer lanchar podem sempre comer um crepe e um cházinho num dos 3 Maria Bolacha espalhados pela cidade (juro que não me pagam para fazer publicidade!) e preparem-se para desembolsar cerca de 3 euros pelo manjar (pena que as roupas, calçado e acessórios não tenham assim estes preços do tempo da maria cachucha...). À noite jantem na Taberninha do Félix (ao pé do mesmo arco que já referi. Com mil repolhos que tenho de saber o nome daquilo!) e bebam um copo na Casa dos Coimbras. Depois...ora bem...depois façam o que quiserem mas o Meliá parece-me uma boa sugestão e fica aqui pertinho de casa para me poderem dizer adeus. Enjoy, Be Happy & Have Fun!